Obras no Serviluz são iniciadas
Após anos de espera, as obras nas comunidades do Serviluz e Titanzinho devem ser iniciadas imediatamente. Ordem de serviço foi assinada ontem
O pacote de obras da primeira etapa do projeto prevê a abertura de uma via paisagística de 1,7 km ao longo da orla do Serviluz
Durante a manhã de ontem, os moradores do Titanzinho e do Serviluz acompanharam a assinatura da ordem de serviço das obras de requalificação urbana, ambiental e social dessas comunidades. A solenidade, que ocorreu no Titanzinho, teve a presença do prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, além de secretários de Estado e vereadores. O investimento total para a execução das duas obras está orçado em R$ 145 milhões, com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) 2.
A população aproveitou a oportunidade para exigir a construção de uma escola, que não existe naquela área, e o funcionamento do posto de saúde.
Com previsão de 18 meses para conclusão, o pacote de obras da primeira etapa do projeto prevê a abertura de uma via paisagística de 1,7 km ao longo da orla do Serviluz. Também devem ser recuperadas as vias internas das duas comunidades. Nesta primeira fase de requalificação, o custo está orçado em R$ 7,905 milhões.
Para a segunda etapa das obras, a previsão da Prefeitura é que sejam instalados kits sanitários, reforço estrutural e outras obras nas unidades habitacionais das comunidades. Também deve ser construída uma praça de 26 mil m² no entorno do Farol do Mucuripe.
Um conjunto habitacional do programa “Minha Casa, Minha Vida”, do Governo Federal, em parceria com a Fundação de Desenvolvimento Habitacional de Fortaleza (Habitafor), também deve ser construído – e tem deixado dúvidas nos moradores. A proposta, ainda não muito bem esclarecida por parte da Prefeitura, tem causado certa resistência na população, que tem receio de ser reassentada. “Vamos conversar sobre isto”, disse Roberto Cláudio, quando questionado sobre como será feito o processo.
Projeto é antigo
O projeto de requalificação das comunidades do Serviluz e do Titanzinho é antigo. Na gestão da ex-prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins (PT), era chamado “Aldeia da Praia”. O pacote previa a construção de uma praça com equipamentos de esporte e lazer, o Jardim da Praia, a revitalização do Farol do Mucuripe, uma via paisagística (1,7 km), melhorias habitacionais e o reassentamento de famílias das áreas de risco.

Nenhum comentário:
Postar um comentário