ICC faz aniversário e ganhará reforma
No aniversário do ICC, o Hospital do Câncer passou oficialmente a se chamar Hospital Haroldo Juaçaba. Foi anunciada a ampliação do hospital, em 2012, que pretende melhorar o atendimento da doença no Ceará
26.11.2011
O anúncio da mudança de nome do hospital e do início da reforma foi dado ontem, durante a comemoração de 67 anos do ICC (FOTO: MAURI MELO)
Presidente do HOSPITAL HAROLDO JUAÇABA, Dr. Lúcio Alcântara, é Coopista dos Amigos da Beira Mar
O Instituto do Câncer do Ceará (ICC) ganhará uma novo espaço em 2012, segundo o presidente da instituição, Lúcio Alcântara. O anúncio foi feito ontem, durante a comemoração de 67 anos, que marcou também a mudança no nome do Hospital do Câncer do Ceará, que será chamado agora de Hospital Haroldo Juaçaba.
Segundo Lúcio, as obras da ampliação devem começar no início de 2012, com a previsão de entrega da primeira etapa em novembro. Para ele, o maior problema do tratamento da doença no Estado é a demora para realizar o atendimento. “Hoje, o SUS (Sistema Único de Saúde) presta um atendimento de qualidade, mas o acesso a esses serviços é um problema e compromete o tratamento”, afirma.
O objetivo do novo anexo, conforme Lúcio, é oferecer mais espaço para os que necessitam dos serviços do hospital. O anexo deve abrigar novas Unidades de Tratamento Intensivo (UTI), leitos e centros cirúrgicos. “O hospital já é um centro de referência para o Brasil e envelhece se renovando e se tornando mais moderno”.
Um dos maiores ícones do tratamento de câncer no Ceará, o novo nome do hospital, Haroldo Juaçaba, homenageia é um dos fundadores do ICC. Ele é considerado um dos precursores da cancerologia no Estado. A proposta foi feita há dois anos, pela conselheira Edyr Rolim, e acatada, com unanimidade, pela assembleia do hospital. “Ele não aceitaria, mas se sentiria muito honrado”, supõe Sérgio Juaçaba, filho do homenageado e diretor geral do ICC.
Com 140 leitos, o hospital tem, em média, 20 mil atendimentos por mês. A instituição filantrópica atende pacientes do SUS, de convênios e particulares. “Ao longo do tempo, o hospital veio evoluindo, especialmente no atendimento de pacientes carentes”, afirma.
O aniversário do instituto marcou também a inclusão de três novos nomes no Memorial de Benfeitores do ICC: o músico Waldonys, Sônia Maria da Frota Gondim e a Companhia Energética do Ceará (Coelce). “Fico muito feliz em poder contribuir com uma instituição tão importante”, afirma Waldonys.
Para ele, ajudar o instituto é muito importante. “Ainda acho que faço pouco”. O músico realiza, anualmente, a festa junina do ICC, que angaria fundos para a instituição. “Estou sempre aqui porque me faz bem”.
SERVIÇO
É possível realizar doações para o ICC pela conta de energia
Outras doações também podem ser feitas no próprio ICC
Outras informações: pelo telefone4012 1350 ou no site
www.hospcancer-icc.org.br