quinta-feira, 31 de maio de 2012

               Calçadas da fama

 

Matéria publicada no Diário do Nordeste...

Autora: Médica e coopista dos Amigos, Dra. Celina Côrte

Não é apenas Hollywood que tem sua Calçada da Fama que se prolonga por 5,6 km. Fortaleza também tem a sua, não apenas uma, mas duas que se estendem pelas Avenidas Domingos Olímpio e Bezerra de Menezes, consideradas as melhores do Brasil, e que contribuíram para elevar a média da cidade a 7,6 pontos, a maior do País.

As demais capitais pesquisadas tiveram que se conformar com uma pontuação inferior capaz de ferir os brios dos cidadãos que habitam respeitáveis metrópoles, em regiões mais desenvolvidas do País.

O surpreendente resultado adveio de uma pesquisa levada a cabo, no período de fevereiro a abril de 2012, pelo Portal Mobilize Brasil, uma associação sem fins lucrativos (?), qualificada como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), com foco nas áreas de educação, cultura e cidadania.

Apesar do resultado, a população local não foi tomada pelo orgulho. Ao contrário, a ironia foi a tônica do sentimento da maioria diante da notícia. E não poderia ser diferente para os pedestres que enfrentam diariamente calçadas irregulares, de má qualidade, com acessibilidade precária e, por vezes, tomadas por lixo, obrigando-os a se exporem ao tráfego de veículos nas ruas.

Pesquisas são ferramentas úteis para avaliação, desde que atendam a parâmetros bem estabelecidos, para que suas conclusões sejam confiáveis e possam ser utilizadas na definição de políticas públicas ou na avaliação de programas implantados.

Se o processo é inadequado, a conclusão será igualmente equivocada, com falsos resultados, satisfatórios aos interesses momentâneos. Eis porque não se pode crer em tudo que nos chega, mesmo quando se apresenta sob um aparente viés científico.

Fortaleza merece, sem dúvida, ter calçadas de boa qualidade em toda sua extensão, mas não é com a ilusão advinda de uma estranha pesquisa que a população mudará suas percepções quanto aos problemas que enfrenta em seu cotidiano. A realidade é nítida e fala mais alto!


CELINA CÔRTE PINHEIRO
MÉDICA

Nenhum comentário:

Postar um comentário