quinta-feira, 18 de agosto de 2016


Oferta de emprego cresce 35% em agosto

O Estado contou com 1027 novos postos criados apenas ontem em diversos setores produtivos do Estado
00:00 · 18.08.2016
Maior número de vagas são do setor da indústria de transformação ( Foto: Fabiane de Paula )
Em um momento difícil para o mercado de trabalho, com avanço do desemprego em todo o País, a oferta de vagas no Ceará apresentou um crescimento de 35% na terceira semana de agosto, quando comparada ao início do mês. Conforme dados da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), foram disponibilizadas 1027 vagas em todo o Estado ontem, quando, no início do mês, estavam sendo ofertadas 762 oportunidades pelas empresas.
Desde o começo de agosto, a disponibilidade de vagas cresceu constantemente, partindo das 762 na primeira semana, para 882, na segunda, até chegar na terceira com 1.027. Na avaliação do titular da STDS, Josbertini Clementino, os números apontam uma tendência de estabilização do índice de desemprego no Estado, que recuou de 12,9% em maio para 12,7% em junho, segundo dados da Pesquisa do Emprego e Desemprego (PED).
"Essa é uma tendência que observamos nos últimos dois meses de estabilização e recuo do desemprego. Percebemos, com esses dados, uma consolidação do processo. Além disso, não são vagas concentradas na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), mas espalhadas em dezenas de municípios", destaca. Do total de vagas ofertadas nesta semana, 538 são localizados em Fortaleza e os outros 489 distribuídos por 32 municípios.
O secretário aponta que setores econômicos já começaram a apresentar sinais de recuperação, o que refletiu na quantidade de empregos ofertados. Conforme Josbertini, a indústria, por exemplo, que foi responsável pela maior parte da perda dos postos de trabalho, reagiu e ofertou 11 mil novas vagas em junho. "Por muito tempo a indústria teve dificuldades, mas começamos a observar o estancamento dessa situação", acrescenta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário