sábado, 5 de setembro de 2015


Janot pede investigação de campanhas vencidas por Dilma e Lula

Solicitação ao Supremo Tribunal Federal, além desta, também conta com outras 59 pessoas
17:58 · 05.09.2015 / atualizado às 18:18
Pedido do procurador-geral da República é baseado na delação de Ricardo Pessoa na Operação Lava-jato ( Foto: Divulgação )
Rodrigo Janot, procurador-geral da República, solicitou ao Supremo Tribunal Federal (STF) pedidos de investigação das campanhas presidenciais de 2006, 2010 e 2014, conforme informaram fontes com acesso às investigações. O período abrange as campanhas dos petistas Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
O encaminhamento tem como base falas de Ricardo Pessoa, dono da UTC, que afirmou ter realizado doações para o PT como parte do pagamento de propina por obras na Petrobras.
Ricardo Pessoa detalhou na delação premiada ter repassado R$ 3,6 milhões para o tesoureiro da primeira campanha de Dilma, José de Filippi, e o ex-tesoureiro nacional do PT, João Vaccari Neto, entre 2010 e 2014.
À primeira vista, o pedido de investigação recai sobre os coordenadores responsáveis pelas campanhas, cujos nomes, assim como o teor das peaças e a delação do empreiteiro, continuam em sigilo na Corte.
Pessoa, em entrevista à revista Veja, informou ter sido "persuadido" por Edinho Silva, atual ministro da Secretaria de Comunicação Social e tesoureiro do PT à época da campanha de Dilma.
Pessoa ainda falou, na última semana e em outro processo, sobre o envolvimento da Odebrecht no esquema. Alegou ainda, em seu primeiro depoimento público, que pagava propina para o PT para conseguir contratos na Petrobrás. "Eu depositava oficialmente numa conta do Partido dos Trabalhadores".
Em nota, o PT disse que "todas as doações que o partido recebeu forma realizadas estritamente dentro dos parâmetros legais e foram posteriormente declaradas à Justiça Eleitoral".

Nenhum comentário:

Postar um comentário