No fundo do poço, mercado de novos pode ser boa opção
Estudar o mercado pode fazer a diferença na hora de comprar um carro novo
Comparadas com junho, as vendas tiveram um crescimento de 7,2% (219,4 mil unidades), mas o setor ainda não pode comemorar a sonhada recuperação. Ao contrário, julho teve a pior venda diária do ano e a pior desde 2009 (9.540 unidades/dia). O aparente aumento ocorreu porque o mês teve 23 dias, o mais longo do ano, contra 21 dias de junho.
Tanto que no acumulado do ano (janeiro a julho), a queda de vendas passa agora de 20% (exatamente 20,04%). E as marcas que mais perdem participação são as três grandes: Fiat, Volkswagen e GM.
As três resistem a baixar o preço; preferem não vender a reduzir a margem de lucro. Mas cabe ao consumidor fazer valer o seu poder de compra nessa hora: com a baixa procura, quem dá a palavra final é o comprador.
Para isso, é preciso fazer uma boa pesquisa; usando os classificados de sites de compra na internet e os portais das concessionárias, além de contato direto com o vendedor, por telefone. Só vá a campo após ter uma boa indicação do carro que você vai comprar e meia dúzia de boas ofertas na mão, para poder contrapor as ofertas que vai receber.
Outra coisa: fique atento se o modelo que vai comprar já é 2016. Se for 2015, peça desconto porque ele vai valer menos na hora da revenda.
Fizemos uma rápida busca nas concessionárias da Fiat, Volkswagen e Chevrolet, para consultar os descontos oferecidos nos carros 15/15.
O novo Palio, por exemplo, 1.0 completo, custa em torno de R$ 40 mil, mas, se você optar pelo 2015/2015, ele custará R$ 35,9 mil. O Gol 15/16, da Volkswagen, na versão 1.0 completo, custa 35,5 mil e não encontramos os modelos 15/15 nas concessionárias consultadas. O Fox 1.6 completo 15/15, está com desconto de mais de R$ 5 mil e sai por R$ 43 mil.
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