Ópera de Valência terá cobertura refeita
por queda de mosaicos
Arquiteto que desenhou o Palácio de Artes Rainha Sofia irá pagar a obra.
Local está fechado desde o fim do ano pela queda de pedaços de mosaico.
A cobertura da ópera de Valência, o Palácio de Artes Rainha Vitória, na Espanha, será retirada e refeita e quem vai pagar os custos da obra será o famoso arquiteto espanhol, Santiago Calatrava, que desenhou o local.
Partes da cobertura curva de mosaico, feita com trencadís inspirada na obra de Gaudí, caíram no fim do ano e fizeram com que uma ópera dirigida por Plácido Domingo, cuja temporada iria até fevereiro, fosse cancelada. O teatro está fechado desde o dia 26 de dezembro.
Os trencadís são mosaicos feitos com uma técnica de rachadura em materiais como cerâmica ou outros materiais que quebram.
Em reunião entre a prefeitura de Valência, a direção da ópera e o arquiteto, ficou definido que Calatrava e a empresa que fez a obra arcariam com os custos.
Segundo a imprensa local, serão desmontados por volta de 8 mil metros quadrados de mosaico, uma obra que vai custar cerca de 3 milhões de euros. O edifício foi inaugurado em 2005 e custou 478 milhões de euros.
Os reparos vão começar já na segunda-feira e uma intervenção de emergência deve ser finalizada até 10 de fevereiro, para que o espaço reabra em 23 de fevereiro
.
.
Nenhum comentário:
Postar um comentário