terça-feira, 7 de janeiro de 2014


Temperatura nos EUA fica mais fria que em Marte

Todo o Canadá e os estados americanos, com exceção do Havaí, registraram temperaturas abaixo do congelamento
Frio nos Estados Unidos é maior que em Marte / Darren Hauck/AFPFrio nos Estados Unidos é maior que em MarteDarren Hauck/AFP
Um frio mortal castigava grande parte dos Estados Unidos e do Canadá nesta terça-feira, enquanto recordes de temperaturas negativas deixaram o clima em algumas partes da América do Norte mais baixas do que na superfície de Marte.

Estava tão frio em Chicago que o urso polar no zoológico Lincoln foi levado para um recinto interno para se aquecer. Todo o Canadá e os estados americanos, com exceção do Havaí, registraram temperaturas abaixo do congelamento nesta terça-feira, mesmo nas habitualmente ensolaradas e temperadas Flórida e Califórnia.

Mas o frio mais perigoso - que pode provocar queimaduras por frio em um minuto e a morte em questão de horas - atingiu o meio-oeste, arrastado pelo 'vórtice polar' que transportou ar gelado do Ártico. Escolas, empresas e escritórios do governo permaneceram fechados, canos d'água e torneiras domésticas congelaram, aviões permaneceram em terra, o serviço de trens foi suspenso e rodovias e calçadas viraram rinques de patinação.

A cidade de Embarrass, no Minnesota, registrou a temperatura mais baixa dos Estados Unidos nesta terça-feira: -37ºC. A sensação térmica chegou a -52ºC em Montana e variava entre -40 e -50º em partes do Illinois, Indiana, Iowa, Maryland, Michigan, Minnesota, Nebraska, Dakota do Norte, Ohio, Pensilvânia, Dakota do Sul, Virgínia, Virgínia Ocidental e Wisconsin.

Nenhum comentário:

Postar um comentário