terça-feira, 18 de março de 2014


ABRIL OU MAIO

Mercado dos Peixes tem data de entrega adiada


Comerciantes reclamam do adiamento, mas a Setfor afirma que a mudança foi feita em comum acordo


Image-0-Artigo-1569037-1
O prazo inicial de conclusão das obras era neste mês de março. Permissionários reclamam da estrutura provisória e do mau cheiro
FOTO: FABIANE DE PAULA
Quando o novo Mercado dos Peixes, que funciona provisoriamente ao lado da Estátua de Iracema, na Avenida Beira-Mar, começou a funcionar, a expectativa da Secretaria de Turismo de Fortaleza (Setfor) era que as obras do antigo equipamento, localizado no Mucuripe, ficassem prontas neste mês de março. Como isso não aconteceu, agora, a previsão do órgão é que a reforma seja finalizada somente na segunda quinzena de abril ou em maio.
Para o permissionário José Francisco, a melhor opção seria a mudança para o equipamento reformado antes da Semana Santa. "No Mucuripe, teremos mais higiene, mais espaço para trabalhar e também vamos receber mais clientes, pois vai ser uma novidade", acredita.
Ele reclamou que, quando chove, a água dos bueiros da avenida acaba subindo a calçada e chegando bem perto dos boxes. "Uma mudança, agora, iria melhorar muito a nossa situação", comentou.
Além disso, Francisco ainda lamentou a mudança nos prazos de conclusão da obra do antigo mercado. "Foram feitas várias promessas no ano passado, mas já está tudo atrasado".
A falta de estacionamento e o mau cheiro são os principais problemas do novo Mercado dos Peixes, segundo o permissionário Tiago Alves. "Seria bom mudarmos logo de volta para o antigo local, pois aqui não temos uma boa estrutura, já que tudo é provisório", reclamou.
Tiago explicou que, em apenas um dia, seria possível fazer toda a mudança dos boxes provisórios para o equipamento definitivo e ainda ficar pronto para receber os compradores.
O permissionário Jairo Luís ressalta que os comerciantes localizados nos boxes mais próximos das pontas são os que mais querem a mudança, pois têm mais dificuldade de conseguir clientes. "Aqui no centro é muito melhor de vender". Mesmo assim, ele acredita que a volta para o Mucuripe seria bom para todos. "O novo mercado vai ser mais limpo e vai ter estacionamento. Hoje, não temos isso".
Nem mesmo uma mudança próxima à Semana Santa preocupa Luís. O comerciante acredita que vai conseguir boas vendas independentemente do local.
Expectativa
A assessoria de comunicação da Secretaria de Turismo de Fortaleza (Setfor) confirmou que a expectativa inicial era que o fim da obra acontecesse dez meses após entrega dos boxes provisórios em maio do ano passado, ou seja, neste mês de março. Mas, o Ministério do Turismo, de onde vem os recursos, espera que a entrega seja feita antes do início da Copa do Mundo, em junho.
A assessoria acrescentou que a Setfor tem um acordo com os permissionários para que a mudança de volta para o antigo mercado aconteça somente após a Semana Santa, para que eles não sejam prejudicados no período de alta nas vendas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário