quinta-feira, 12 de março de 2015



Desrespeito à faixa de coletivos gera 30 multas por hora no binário

Em um período de cinco meses, de setembro de 2014 a janeiro de 2015, uma média de 495 multas diárias foi emitida por desrespeito à faixa prioritária de ônibus no binário da Santos Dumont e Dom Luís
Angélica Feitosa angelica@opovo.com.br
FÁBIO LIMA
Média de velocidade dos ônibus passou de 12 quilômetros por hora (antes do binário) para 22 quilômetros por hora (depois do sistema)

Uma média de 30 motoristas, a cada hora, invadiu irregularmente a faixa prioritária de ônibus no binário entre as avenidas Santos Dumont e Dom Luís, na Aldeota, na Secretaria Regional II. O número leva em conta o período de cinco meses, entre setembro de 2014 e janeiro de 2015, quando uma média de 495 infrações por desrespeito à faixa reservada ao transporte coletivo foi registrada a cada 24 horas. O resultado final é alarmante: um total de 75.735 multas foi cometido contra o funcionamento integral do binário e, por consequência, de todo o transporte coletivo.

Os dados foram repassados pela Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e de Cidadania (AMC). A média diária de autuações na avenida Dom Luís, no período, foi de 279 infrações. Já na Santos Dumont, os números foram um pouco menores: 216 a cada 24 horas.

O diretor de Trânsito da AMC, Arcelino Lima, afirma que as multas registradas foram abaixo do esperado, considerando o tráfego do local. Um total de 61 mil veículos circula diariamente no binário. “Apenas cerca de 0,8% dos veículos que trafegam no binário são infratores. A maioria está se adequando às regras de circulação. Conseguimos perceber que a maioria dos motoristas notou a importância do transporte público. Os números demonstram que as pessoas estão respeitando mais o transporte coletivo”, acredita. O valor da multa por desrespeito à faixa prioritária é de R$ 50,27.

Nenhum comentário:

Postar um comentário