terça-feira, 28 de julho de 2015


Zico envia à CBF pedido para ser candidato do país à presidência da Fifa

Ex-jogador espera contar com indicação da entidade em busca da participação no pleito. Ele avisa que não irá aguardar resposta muito tempo "por ter outras opções"

Por Rio de Janeiro
Zico Gávea Copa Zico (Foto: Raphael Zarko/GloboEsporte.com)Zico busca apoio da CBF (Foto: Raphael Zarko/GloboEsporte.com)
Zico segue com o desejo de concorrer à presidência da Fifa. Em declaração ao GloboEsporte.com na manhã desta terça-feira em evento da Copa Zico, na Gávea, o ex-jogador disse que enviou à Confederação Brasileira de Futebol (CBF) o pedido de indicação através da entidade de sua candidatura para o cargo de comando do futebol mundial. No entanto, ele afirma que não aguardará o retorno por muito tempo, pois garante ter outras opções para chegar à disputa do pleito.
- O primeiro caminho é esse. Sou brasileiro, tenho serviços prestados à seleção brasileira durante dez anos. Minha vida foi toda aqui no Brasil. Eu acho que a primeira opção, já que minha pretensão à presidência é justamente fazer o caminho certo. Pedi primeiro a indicação através do representante do Brasil, que é a CBF. Enviei a carta ao presidente Marco Polo, mostrando pra ele os pontos da minha candidatura e agora é aguardar resposta para ver se eles têm um compromisso ou não, se aceitam ou não. Agora vamos aguardar. Não vou aguardar muito tempo porque o tempo passa rápido então a gente tem que ter outras opções também - declarou ele.
Zico declarou que tem até o dia 26 de outubro para estar inscrito na eleição. Por isso, ele cogita outros caminhos para garantir a inscrição. Mas ressalta que gostaria sim de ser confirmado como candidato representante da CBF.

- Normalmente a gente tem que esperar pelo menos uma semana para saber a posição da entidade. Dia 26 de outubro a gente tem que estar inscrito, é a data limite. Então temos que ter sempre outras opções. Lógico que gostaria muito que fosse indicado pela CBF, mas tenho ao que aguardar.

O ex-jogador aguarda o retorno da CBF para somente depois solicitar o apoio de outras federações. Para chegar à fase final do pleito, ele necessita da indicação de uma entidade de um país e o apoio de mais quatro.

- Ainda não não (enviei carta) para outras federações. Primeiro vou aguardar a CBF. Eu espero que seja favorável, espero que seja positivo porque eu tenho que ser indicado por uma com o apoio de mais quatro. Eu acho que o apoio não vai ser complicado.

A Fifa já anunciou que a nova eleição presidencial da entidade será realizada no dia 26 de fevereiro. O atual presidente e no poder desde 1998, Joseph Blatter anunciou em 2 de junho que deixaria o cargo e convocaria novas eleições. Platini é especulado como candidato e até mesmo já teria recebido o apoio da Confederação Sul-Americana de Futebol, a Conmebol. 
Além de Zico, o presidente do Flamengo Eduardo Bandeira de Mello, o diretor geral Fred Luz e o diretor executivo Rodrigo Caetano estiveram igualmente presentes durante a disputa do campeonato. Juninho Pernambucano, Léo Moura - que deve jogar pelo FC Goa, time que o Galinho comandará a partir de dezembro - Emerson Sheik e Renato Gaúcho também foram prestigiar o ídolo rubro-negro.
Emerson Sheik e Renato Gaúcho Copa Zico Gávea 2015 (Foto: Fred Gomes/ Globoesporte.com)Emerson Sheik e Renato Gaúcho estiveram na Gávea na manhã desta terça-feira (Foto: Fred Gomes/ Globoesporte.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário