quinta-feira, 16 de maio de 2013

Agências de turismo em Fortaleza são interditadas por irregularidades

 

10 estabelecimentos foram visitados nessa primeira etapa de fiscalização

Três agências de turismo instaladas em Fortaleza foram interditadas e mais duas foram multadas por problemas de documentação que autorizam o funcionamento dos estabelecimentos, segundo a secretária executiva do Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Decon/CE), Ann Celly Sampaio.

A ação do Decon faz parte de uma série de operações feitas pelo órgão que vai fiscalizar os estabelecimentos responsáveis por atender principalmente os turistas que vêm a Fortaleza, devido à chegada da Copa das Confederações e da Copa do Mundo.

Decon visitará hotéis, agências de turismo, restaurantes, táxis e outros tipos de transportes destinados a turistas FOTO: KELLY FREITAS

Foram visitadas 10 agências de turismo. Desse total, duas foram interditadas pela inexistência de um alvará de funcionamento, uma também teve as atividades suspensas pela inexistência de um cadastro obrigatório exigido pelo Ministério do Turismo, o Cadastur, e mais dois estabelecimentos foram multados pelo vencimento desse cadastro e do registro sanitário.

"Esse foi o principal problema. Sem o alvará, não pode funcionar. Quanto às agências autuadas, foi definido um prazo de 10 dias para elas apresentarem um recurso. Nossa preocupação não é arrecadar dinheiro, mas deixar os estabelecimentos todos regularizados para o funcionamento", explicou.

Em contato com a reportagem, a Club Tour Viagens, uma das agências interditadas por não possuir o cadastro junto ao Ministério do Turismo, negou o problema ao afirmar que o documento constava apenas vencido e não inexistente, como apresenta o documento divulgado pelo Decon. No estabelecimento, também foi identificado que o registro sanitário estava vencido.

"Nunca ninguém falou para a gente que precisava renovar o registro sanitário e o nosso Cadastur está apenas vencido. Antes, a renovação dele era feita a cada dois anos, mas agora passou para um ano", ressaltou gerente da agência, Mônica Brandão.

Já o proprietário da Silvatur informou que fez o protocolo para solicitar o alvará de funcionamento no ano passado, mas que o documento não teria sido liberado pela Prefeitura até o momento, inviabilizando, consequentemente, a obtenção do Cadastur.
A reportagem também tentou ouvir a Beach Point Ceará, mas foi informada que o proprietário iria se pronunciar posteriormente, o que não ocorreu até a publicação da matéria.

Confira a lista das agências interditadas e multadas:

Silvatur - Bairro Vila Ellery - interditada por problemas com alvará de funcionamento, registro sanitário e o Cadastur

Araquã Tur - Praia de Iracema - multada pela ausência de registro sanitário e o vencimento do Cadastur

Club Tour Viagens - Praia de Iracema - interditada pela ausência de Cadastur e vencimento do registro sanitário

Lisatur - Meireles - multada pelo vencimento do registro sanitário e do Cadastur

Beach Point Ceará - Beira Mar - interditada por problemas pela ausência do alvará de funcionamento, registro sanitário e Cadastur

Nenhum comentário:

Postar um comentário