terça-feira, 21 de maio de 2013

Boxes do Mercado Provisório dos Peixes são entregues

Novas instalações funcionam a partir de hoje. Obras do Novo Mercado têm conclusão prevista para abril de 2014
Feirantes esperam aumento nas vendas com o novo mercado.
Pontapé inicial da primeira etapa das obras de requalificação da Beira Mar, o Mercado Provisório dos Peixes foi inaugurado ontem pelo secretário de Turismo de Fortaleza, Salmito Filho. Na estrutura transitória montada próxima à estátua de Iracema, já estão funcionando 49 boxes de venda e preparo de peixes e frutos do mar. As obras de construção do Novo Mercado dos Peixes começam hoje. O término está previsto para abril de 2014.

“Esse mercado provisório já é infinitamente melhor do que o antigo, porque temos instalações elétricas e de esgoto que, em 17 boxes de lá, não existiam”, avalia Salmito. Segundo o secretário, a intenção é que pelo menos duas das cinco etapas da requalificação da Beira Mar sejam entregues ainda neste ano.

Para o presidente da Associação do Mercado dos Peixes do Mucuripe, Clodoaldo Fontenele, a transferência para o Mercado Provisório deve promover um aumento de pelo menos 40% nas vendas dos permissionários. “Aqui estamos numa área mais central, com um fluxo maior de gente e uma estrutura já adequada aos padrões sanitários”, comenta.

O feirante Antônio Carlos dos Santos também espera que, com as novas instalações, os lucros cresçam. Com a mudança, Antônio fez um investimento de R$ 3 mil em equipamentos e materiais novos. “Já tava na hora de sair, porque a Prefeitura prometeu faz tempo e não cumpria. Agora deu certo”, diz.

Durante a solenidade de entrega, alguns feirantes aproveitaram o movimento e abriram seus boxes. Um dos primeiros clientes do Mercado Provisório, o turista Expedito Divina levou de volta para Goiás R$ 150 em camarões. “Sempre que vinha, comprava no mercado antigo. Gostei da estrutura nova, mas acho que a cidade vai perder um pouco sua beleza. Antes era um fedor, mas pelo menos ficava no cantinho”, opina.

Fiscalizações

De acordo com Jorge Alberto, chefe da equipe de Serviços Urbanos da Secretaria Executiva Regional (SER) II, as novas instalações devem acabar com os problemas de fiscalização existentes no mercado antigo. “Aqui nós temos uma estrutura hidráulica e elétrica moderna. Você pode perceber a limpeza nos boxes. A Vigilância Sanitária inclusive já veio aqui e aprovou tudo”, explica

Nenhum comentário:

Postar um comentário