Mc Donald's se livra de multa milionária por venda casada de brinquedos
A rede de fast-food McDonald's recorreu e ganhou o direito de não pagar uma multa de R$ 3 milhões aplicada pelo Procon pela prática de venda de alimentos com brinquedos, no conjunto conhecido com McLanche Feliz.
Ainda cabe recurso da decisão. A denúncia foi feita em 2010.
O Procon argumenta que a associação entre a venda de alimentos e brinquedos cria uma lógica de consumo prejudicial à saúde.
"Ao promover o McLanche Feliz atrelado a brinquedos colecionáveis, exclusivos e de alta rotatividade, a rede incentiva as crianças, que vão ao restaurante só para conseguir os brinquedos, a consumir lanches hipercalóricos e com alto teor de sódio, gorduras e açúcares", disse a entidade.
Em nota, o Procon afirma que o McDonald's teve seu pedido liminar aceito e, por enquanto, não precisará pagar a multa. O juiz que julgou o caso afirmou que não houve abusividade na publicidade promovida pela rede de fast food. A decisão foi mantida em segunda instância.
Grendene também ganha do Procon na Justiça
A marca de calçados Grendene também teve seu pedido liminar aceito pela Justiça, ficando livre de pagar uma multa de aproximadamente R$ 3 milhões.
Os filmes publicitários denunciados pela entidade foram criticados por estimular a adultização precoce de meninas.
De acordo com o Procon, a juíza que determinou a sentença considerou o porte da empresa e sua possibilidade de pagar a mul
De acordo com o Procon, a juíza que determinou a sentença considerou o porte da empresa e sua possibilidade de pagar a mul
Nenhum comentário:
Postar um comentário