idoso busca outra forma de viver a terceira idade
Novo estágio da vida se transforma em momento de descobertas, aventuras e liberdades
O número de idosos no Brasil deverá passar 14,9 milhões (7,4% do total) para 58,4 milhões (26,7% do total), em 2060. Os dados são de uma projeção do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) baseada no Censo de 2010. Neste mesmo período, a expectativa média de vida do brasileiro deve aumentar dos atuais 75 anos para 81 anos.
No Programa Gente de Valor (PGV), desenvolvido pelo Imparh para servidores públicos aposentados e idosos da comunidade, grupo tem aulas de informática, dança e outras, além de diversos atendimentos Foto: Kid Júnior
Como serão os idosos que representarão um quarto da futura população brasileira? A imagem da vovó tricotando na cadeira de balanço ou do vovô jogando dama não entrou em extinção, mas está gradualmente se mesclando a outras maneiras de viver a chamada terceira idade.
A geração que hoje alcança os 60 anos chega a este ponto com mais saúde, consciência, independência e disposição. Para eles, a vida produtiva não se encerra com a aposentadoria. O novo estágio da vida é para descobertas, aventuras e liberdades - com mais maturidade, vivem uma nova adolescência.
"Eu costumo dizer que transbordo vida", diz a servidora pública aposentada Valdira Santos, de 62 anos recém-completos e comemorados em uma festa com as amigas em um clube de Fortaleza
Nenhum comentário:
Postar um comentário