segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Saiu  O Povo de hoje...
Para: tadashienomoto@hotmail.com
Sua sugestão de pauta foi publicada hoje no 1º Caderno página, 2.
Espigões têm mais de 60 luminárias quebradas e pichações
Nos espigões da Praia de Iracema sobra a beleza do mar e da vista de Fortaleza. Falta manutenção e cuidado com a estrutura do localhttp://bit.ly/17FvXVj
Obrigada pela participação! 
ORLA ...sugestão de reportagem dos Amigos da Beira Mar....

Espigões têm mais de 60 luminárias quebradas e pichações

Nos espigões da Praia de Iracema sobra a beleza do mar e da vista de Fortaleza. Falta manutenção e cuidado com a estrutura do local


No final do Espigão da João Cordeiro, as luminárias estão quebradas. Projeto prevê colocação de postes com altura de 12 metros

Sessenta e uma luminárias quebradas, muitas pichações e desgaste aparente do guarda-corpo de madeira. Quem aproveitou o fim de tarde no feriadão em um dos dois espigões da Praia de Iracema (na rua João Cordeiro e na avenida Rui Barbosa), pôde contar com lua cheia, brisa suave e cheiro de mar. Porém, faltava estrutura, manutenção e cuidado com uns dos mais importantes pontos de lazer de Fortaleza.


“O povo acaba com o patrimônio que é dele mesmo. Um lugar tão bom desse, junto da natureza, todo pichado”, disse o fiandeiro Francisco de Assis Nascimento, 53. A ida ao equipamento da João Cordeiro, encanta, segundo ele, mas é preciso “ter um olho no peixe e outro no gato”, por causa de possíveis assaltos. Na entrada dos espigões, dois policiais militares fazem a segurança. Mar a dentro, porém, sem iluminação, é impossível não sentir medo.

A obra de urbanização do espigão, em 2012, custou quase R$ 2 milhões e incluía a colocação de 128 pontos de luz, 10 mil metros de cabos e luminárias decorativas. Atualmente, só se enxerga alguma claridade até metade dos 640 metros de extensão do local. “A pichação para mim é o pior, porque deixa tudo feio. Poderia ser mais ornamentado”, sugeriu a educadora física Janaína Alves, 29. Até o braço de pedra que barra a força das águas ao longo do espigão está pichado.

O fluxo de visitantes o feriadão foi intenso nos dois equipamentos. Espaço para o passeio de bicicleta, de skate ou triciclos, para a caminhada ou apenas para admirar o mar. Assim como fazia o casal Adeildo Ferreira, 66, e Maruscia Coutinho, 64, natural do Recife no espigão da Rui Barbosa. “Aqui é tão bonito, mas está maltratado, parece esquecido. Ainda bem que na foto a beleza maior é do mar”, ponderou Adeildo.

Providências
De acordo com a Secretaria Municipal da Conservação e Serviços Públicos, no último levantamento realizado, 39 das 128 luminárias do espigão da João Cordeiro estavam quebradas. Foi aberto Boletim de Ocorrência relatando o furto do material e a Guarda Municipal recuperou 16 luminárias, porém, muito danificadas. Um novo projeto, que deverá ser implantado ainda este mês, prevê a colocação de três baias ao longo do espigão e refletores em postes com altura de 12 metros, para dificultar a ação de vândalos.

O comandante do Batalhão de Policiamento Turístico (BPTur), major Clairton Abreu, informou que há policiais durante 24 horas em cada espigão e em outros 20 postos ao longo da Beira Mar. “Estamos identificando crescente redução nos índices de furtos naquela área. A segurança melhorou com um número maior de efetivo”, destacou. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário