quarta-feira, 3 de abril de 2013

Barraqueiros da Praia do Futuro tentam apoio de parlamentares para permanecerem no local



Desde 2005, ação tenta a remoção dos estabelecimentos


Representantes dos donos de barracas da Praia do Futuro estiveram reunidos na manhã desta quarta-feira (3) com o deputado Sérgio Aguiar, primeiro secretário da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará.
Turistas lotam barracas durante alta estação. Foto: Bruno Gomes
De acordo com a presidente da Associação dos Empresários da Praia do Futuro, Fátima Queiroz, o objetivo do encontro foi de conseguir o apoio dos parlamentares para a permanência das barracas de praia no local.
Desde 2005, uma ação conjunta da Prefeitura de Fortaleza, do Ministério Público e da União tenta a retirada das barracas da Praia do Futuro. O processo está na 5ª Região do Tribunal Regional Federal (TRF) de Recife e deve ser julgado no próximo dia 23 de abril.
Associação é favorável a reordenamento
A presidente da associação diz que é favorável a um reordenamento do local e ressalta a importância das barracas para o turismo e para a geração de empregos. "Nós somos responsáveis por mais de 3.500 empregos na baixa estação e 5.000 empregos na alta estação. Somos uma espécie de 'âncora' do turismo local, haja vista que as barracas da Praia do Futuro são conhecidas e elogiadas por turistas de todo o mundo", afirma Fátima.
A representante dos donos de barracas disse ainda que um perito foi designado para analisar o local da ocupação dos estabelecimentos e que o resultado da perícia foi favorável aos comerciantes. "O Juiz da 4ª Vara Federal do Ceará mandou um perito para ver se nós estávamos ocupando o espaço da chamada faixa de praia não-edificante e este perito chegou à conclusão de que não estávamos invadindo este espaço. Estamos aqui desde um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) de 1989 que desginou que ocupássemos este espaço. Outros espaços foram ocupados mediante concessão da Prefeitura. Agora eles querem nos retirar do lugar onde eles mesmos nos clocaram no passado", disse a empresária.
Com relação à receptividade na Câmara dos Deputados, Fátima Queiroz afirma que considerou a demanda bem recebida pelos parlamentares. "Considerei a receptividade muito boa. Já fomos também à Câmara Municipal e conseguimos uma moção de apoio de cerca de 20 vereadores. Agora esperamos que os nossos representantes estaduais também manifestem apoio à nossa causa", conclui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário