segunda-feira, 8 de julho de 2013

Dilma diz que vinda de médicos estrangeiros não tira emprego de profissionais brasileiros

A presidente reforçou que médicos de outros países só vão ocupar vagas não preenchidas por brasileiros
A presidente Dilma Rousseff (PT) afirmou que a vinda de médicos estrangeiros para trabalhar no Brasil não vai tirar emprego dos profissionaisbrasileiros nem significa arriscar a saúde da população. O projeto será apresentado nesta segunda-feira, 8, no lançamento do Programa Mais Médicos para o Brasil.
O programa terá como prioridade levar profissionais de saúde às periferias das grandes cidades, aos municípios do interior e àqueles mais distantes, principalmente do Norte e do Nordeste. Segundo a presidente, trata-se de uma medida emergencial.
"Essa convocação de médicos para trabalhar nas regiões mais pobres de nosso país é a resposta que estamos dando para o problema da falta desses profissionais nas nossas unidades de saúde. Quem precisa de atendimento médico não pode esperar e é por isso que estamos autorizando a vinda de médicos estrangeiros. Trata-se de uma medida emergencial", disse.
Dilma explicou que, entre os estrangeiros, serão contratados apenas médicos "bem formados, experientes, que falem e entendam” nossa língua. Eles deverão trabalhar exclusivamente nos postos de saúde, fazendo o atendimento básico da população, por pelo menos três anos.
Eles serão supervisionados pelas universidades públicas no trabalho, que também os avaliará, por três semanas, antes do início das atividades. “Os médicos estrangeiros só vão ocupar as vagas que não forem preenchidas por médicos brasileiros. Daremos prioridade aos nossos médicos, aos médicos formados aqui no Brasil, que são altamente qualificados”, disse
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário