terça-feira, 2 de julho de 2013

Ex Presidente Fernando Henrique Cardoso

Agora é tarde para Dilma ouvir oposição sobre reforma, diz FHC
 
O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) afirmou nesta segunda-feira que a presidente Dilma Rousseff demorou para chamar a oposição para o debate sobre a reforma política. "Acho que a presidente Dilma deveria ter chamado a oposição logo. Agora é tarde, já está tudo cozinhado. Agora é tarde", afirmou em entrevista ao programa "Roda Viva", da TV Cultura.
Dilma deve enviar nesta terça (2) ao Congresso a sugestão de realização de um plebiscito sobre o tema.
Dilma Rousseff diz que tem um governo 'padrão Felipão'
O ex-presidente afirmou também que foi procurado pelo ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo (PT), para conversar a respeito do assunto na última semana.
"O ministro da Justiça teve uma conversa comigo, não sei se a pedido da presidente Dilma. Mas não teve relação com a [assembleia] constituinte, nem tocou nisso. [...] Falou de plebiscito, não achei um bom caminho", afirmou FHC.
O fato de o governo federal ter procurado o tucano incomoda setores do PT ligados ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Na semana passada, Dilma propôs a convocação de uma assembleia constituinte para discutir exclusivamente a reforma política, como resposta à onda de manifestações que acontecem no país nas últimas semanas.
Diante da repercussão negativa, desistiu da proposta no dia seguinte.
FHC voltou a criticar a proposta e defendeu que algumas das mudanças sejam feitas por meio de leis. "[Para a convocação da constituinte] você tem de ter uma ruptura. Mas não houve uma ruptura, não se está pensando nisso."
"Tanto que a presidente Dilma recuou logo. Deve ter falado com quem entende. O que me chama a atenção é: por que não falou antes?"
Reprodução
O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso durante o programa "Roda Viva", da TV Cultura
O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso durante o programa "Roda Viva", da TV Cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário