terça-feira, 3 de dezembro de 2013


Fortaleza é reprovada em ranking da transparência da Copa do Mundo



Obras
Obras
A cidade de Fortaleza recebeu nota baixa na avaliação do ranking de transparência elaborado pelo Instituto Ethos que foi divulgada nesta terça-feira (03). A pesquisa foi feita com base em 90 perguntas que abordam questões como a disponibilidade de informações e a participação dos cidadãos nos investimentos de preparação para o Mundial. A partir das respostas, a cidade recebe uma nota que vai até 100.
Fortaleza junto com as cidades de São Paulo, do Recife e Manaus tiveram menos de 40 pontos e foram classificados como capitais de baixa transparência. Salvador e Natal ficaram com nota inferior a 20, que indica um nível muito baixo de transparência. “Natal foi o destaque negativo, pois diminuiu a pontuação em relação à primeira edição” ressalta o texto sobre a capital do Rio Grande do Norte, a mais mal avaliada este ano.Brasília, Porto Alegre e Belo Horizonte foram as únicas apontadas como cidades com alta transparência, tendo nota acima de 70. Com 50,37 pontos, as cidades do Rio de Janeiro, de Curitiba e Cuiabá foram classificadas como de transparência média.
A Secretaria Especial da Copa de Fortaleza (Secopa-For) informou que o questionário foi enviado ao Instituto Ethose no final de outubro e deram os devidos encaminhamentos, porém a avaliação está precipitada, pois as respostas à pesquisa realizada foram enviadas pelos Correios pela Prefeitura de Fortaleza na última sexta (29/11).
Secopa informou ainda que todos os dados foram coletados entre todas as secretarias e órgãos envolvidos na realização da Copa e na garantia da Transparência. As medidas necessárias para que fosse garantida a disponibilidade de informações sobre a realização da Copa em Fortaleza foram tomadas, tais como a criação de um link “Transparência na Copa” no site da SecopaFor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário