sexta-feira, 4 de abril de 2014


As curiosidades e polêmicas da vida do rei Roberto Carlos



GLOBO / ESTEVAM AVELLAR
Rei faz show neste sábado, 5, em Fortaleza


Compartilhar
O rei da música brasileira, Roberto Carlos, chega a Fortaleza para show neste sábado na Arena Castelão. O POVO Online reuniu algumas curiosidades sobre a vida do ídolo que este ano protagonizou umas das maiores polêmicas de sua carreira ao fazer comercial de uma empresa de carnes mesmo sendo vegetariano.

Confira a lista:
1 - Em 1982, Roberto Carlos já era rei. Foi quando chegou a vender cinco milhões de discos no exterior, que lhe garantiu um Globo de Cristal.

2 – Uma das primeiras polêmicas da carreira de Roberto Carlos foi em 1986 quando a classe artística protestava contra a censura do filme Je vous salue Marie, de Jean-Luc Godard. Na contra-mão do que pautava os intelectuais, Roberto mandou uma carta ao então presidente José Sarney parabenizando-o pela proibição.

3 – Um dos maiores clássicos da música brasileira Como é grande o meu amor por você, Roberto fez para a ex-mulher Nice, que morreu de câncer. Para ela também foram feitas Amada Amante e Sua Estupidez.

4 – As canções Traumas e O Divã falam sobre o acidente que o rei sofreu aos seis anos e quando perdeu uma perna. Em 2013, em meio à polêmica das biografias autorizadas o rei disse estar preparando a própria biografia onde irá contar a história do acidente que segundo ele, “só ele sabe”.

- Maria Rita foi um dos amores do rei que mais emocionaram o país. Roberto diz que nunca amou tanto alguém. Quando Maria Rita descobriu um câncer no útero, Roberto não lançou músicas inéditas e só fez shows religiosos. Um deles na Basílica de Aparecida (SP) reuniu 600.000 pessoas. Maria Rita morreu em 1999.

6 - Em 1996, Roberto Carlos perdeu na Justiça a acusação de ter plagiado a música O Careta. Sebastião Braga reclamava que a canção imitava sua composição Loucuras de Amor.

7 - O musical de fim de ano de Roberto Carlos na Rede Globo começou a ser transmitido em 1974. Os programas foram exibidos em mais de 20 países diferentes.

8 - Em dezembro de 2006, Roberto Carlos impediu a publicação de uma biografia escrita pelo historiador Paulo César de Araújo. O livro Roberto Carlos em Detalhes, uma biografia não-autorizada, esteve na lista dos mais vendidos, mas foi logo recolhida depois de ação judicial. O rei ainda pediu na Justiça indenização de 10 milhões de reais.

9 - Em 2009, o Rei lança um CD duplo que fez muito sucesso: em Elas Cantam Roberto, 20 cantoras escolheram canções de Roberto para um show no Teatro Municipal de São Paulo. Eram elas Hebe Camargo, Cláudia Leitte, Ivete Sangalo, Mart’nália, Nana Caimmy, Wanderléa, Sandy, Rosemary, entre outras.

10 – este ano o rei Roberto Carlos esteve nos trend topics das redes sociais por uma polêmica que nada tem a ver com música. O cantor é garoto propaganda da empresa de carnes Friboi, nada demais, não fosse o fato de o rei ser vegetariano há mais de 20 anos. Especula-se que o rei teria recebido R$ 25 milhões para ser o garoto-propaganda da marca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário