quinta-feira, 17 de abril de 2014


R$ 4,6 bi em imóveis de altíssimo luxo

De acordo com levantamento de um banco europeu, este é o potencial de mercado desse setor nos próximos cinco anos no Brasil

Uma população crescente de milionários vem impulsionando o mercado imobiliário de altíssimo luxo no Brasil. O setor tem potencial para gerar R$ 4,6 bilhões em negócios no País nos próximos cinco anos, segundo levantamento do banco europeu Haliwell Financial Group, especializado em gestão de fortunas.
Com número de lançamentos mais “singelos” que os mercados de médio e baixo padrão, o segmento de luxo mantém seu ritmo constante. O mercado está sempre se renovando e demandando novos imóveis.
Esse mercado sempre foi tradicionalmente blindado contra a crise. O público é menos afetado por abalos financeiros e vai exercer a compra independente da crise.
O status, segundo o estudo, é o principal motivador na hora da compra de um imóvel residencial de alto luxo, seguido da facilidade de locomoção e da perspectiva de valorização. “O grande desafio nesse nicho é conseguir surpreender. É um cliente detalhista, que busca projetos exclusivos”, afirma Luciano Amaral, diretor de incorporações da construtora JHSF, focada em empreendimentos de alto padrão. O primeiro passo, explica o executivo, é escolher um bom terreno e depois fazer um forte trabalho de marca, que envolva atendimento personalizado.
A escolha é baseada também no bem-estar. Esse consumidor quer conforto e mais espaço para hobbies. O principal item para um empreendimento de alto padrão ser bem sucedido é uma localização privilegiada e reconhecida pelo público-alvo como sendo diferenciada. A qualidade dos acabamentos e de construção é indispensável. Outros quesitos desejáveis para um imóvel de alto padrão são: gerador, sistema de aquecimento, sistema de elevador, com elevador codificado e guarita blindada, personalização, vedação acústica, sistema de iluminação, monitoramentos remotos e flexibilidade.
A automação também é muito importante. As pessoas buscam cada vez mais a comodidade e tecnologia.
O projeto é importantíssimo! Geralmente é assinado por arquitetos, decoradores e paisagistas renomados, pois este cliente procura exclusividade. O cliente que está disposto a pagar um valor alto não quer ter um imóvel igual ao do vizinho. Ele quer o imóvel que sonhou, seja no layout ou nos materiais e acabamentos.
Em geral esses imóveis ultrapassam o preço de R$ 1 milhão por unidade, chegando a R$ 50 milhões em empreendimentos de altíssimo padrão, com máxima exclusividade .
O segmento exige, também, bastante discrição. O atendimento é de alto nível e é feito por profissionais MEGA treinados e por dentro de todas as tendências de mercado.
A combinação destes fatores é fundamental para os construtores criarem um produto que não seja de série, isto é, que seja para poucos. O produto de alto padrão tem que ser transformado em objeto de desejo.
“Há uma demanda forte nesse segmento, que não é afetada pelas crises econômicas”, diz o diretor da Empresa Brasileira de Estudos de Patrimônio (Embraesp), Luiz Paulo Pompéia. “É um produto que tem liquidez muito boa, mas é preciso acertar a localização e o projeto de arquitetura”, destaca.
Geralmente, a celeridade de vendas é altíssima devido à escassez deste tipo de produto no mercado.
Há 7 anos houve uma mudança no mercado brasileiro, com mais estabilidade, crescimento, regras jurídicas mais claras e bancos financiando com taxas mais baixas, o que também repercutiu no mercado de alto padrão. O imóvel era pago no máximo em 36 meses, por isso tinham parcelas altas, de R$ 30 mil mensais. Com financiamentos de prazos mais longos chegando ao entorno de 30 anos, a parcela do imóvel caiu consideravelmente, trazendo um público para quem esse imóvel era inacessível.
A premissa básica para construir um imóvel de luxo é estar disposto a gastar, no mínimo, 50% a mais que uma obra convencional. O diferencial acontece desde o momento da escolha do terreno até o final da obra e envolve estética, conforto e material de primeira linha.
A construtora precisa ter um Know-How. O segmento exige mais conhecimento e experiência que em outros empreendimentos. A diferença é brutal, é absurdamente mais tecnologia agregada, experiência técnica e de muita obra executada. O apartamento é construído, exatamente, para aquele local, aquele momento. O prédio não é cópia do outro.
O comprador é muito exigente e erros aceitáveis em outro empreendimento podem ser fatais no mercado de luxo.
Dentro do cenário de hoje, falo em aplicações financeiras de risco, as pessoas procuram imóveis que tenham um bom rendimento, valorização e segurança no futuro. A valorização deste tipo de investimento é muito superior a uma aplicação financeira. A valorização é certa e a liquidez é boa, pois a demanda é grande. Consegue-se realizar um lucro no entorno de 20% a 30% acima de uma aplicação financeira.
Pirâmide etária. “Estamos começando a nos tornar um país da terceira idade. Parte desse público tem INSS e aposentadoria privada e passa a ser relevante para o mercado de altíssimo padrão”, ressalta Pompéia, da Embraesp.
De olho nesses clientes, e também em jovens e divorciados, ganha força o conceito de dois dormitórios de alto luxo. Tradicionalmente voltado à classe média, esse tipo de imóvel também passou a ser disputado pelos endinheirados. Área social grande, varanda mais ampla e número maior de vagas na garagem distinguem os projetos.

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