sábado, 19 de abril de 2014


Saco preto em estátua de Nossa Senhora de Fátima gera estranhamento


O pároco da Igreja de Fátima, Padre Francisco Ivan de Souza, explicou que isso faz parte do momento de recolhimento e silêncio dos fiéis durante parte da Semana Santa


fátima
Cabeça da estátua de Nossa Senhora de Fátima coberta faz parte da tradição católica na Semana Santa
HELOSA ARAÚJO
Um saco preto de plástico colocado sobre a cabeça da estátua de Nossa Senhora de Fátima, na Avenida Treze de Maio, causou estranhamento da população que passou pelo local desde a tarde da última sexta-feira (18), quando a imagem foi coberta. "Não entendo porque está assim em plena Semana Santa", indagou uma moradora. 
Outras pessoas que passaram pela praça e não conhecem a tradição católica, tiveram a mesma impressão. Mas, o pároco da Igreja de Fátima, Padre Francisco Ivan de Souza, explicou que isso faz parte do momento de recolhimento e silêncio dos fiéis durante parte do período.
O pároco já havia informado aos fiéis frequentadores da Igreja de Fátima que a estátua e as demais imagens da igreja também ficariam cobertas desde as 15 horas da Sexta-feira Santa, momento que representa o dia da morte de Jesus Cristo, até as 19h deste Sábado de Aleluia, quando começa a vígilia pascal, que representa a espera pela Ressureição de Cristo.
Além disso, a ação coincidiu com a obra de restauração da coroa da estátua, que estava por cair e começou a ser reformada desde a última segunda-feira (14)."É um momento de silêncio, reza e reflexão da tradição católica. Por mim colocaríamos uma cobertura mais delicada, mas os operários da obra colocaram este saco preto. Mas, a partir de hoje à noite o saco será retirado", disse o Padre.

"Hoje é o dia de silêncio pelas dores de Maria, pela perda de Jesus, e também celebração das palavras de Jesus Cristo na cruz", explicou a ministra da igreja, Maria da Conceição. 
No domindo de Páscoa, os cristãos já celebram a Ressurreição de Jesus Cristo depois da sua crucificação. "No domingo, é um momento de alegria, de música, de festa na igreja", disse o Padre Francisco Ivan.

Nenhum comentário:

Postar um comentário