domingo, 27 de abril de 2014


Francisco canoniza papas que mudaram a Igreja

Cerimônia de canonização de João Paulo 2º e João 23 contará com participação de 150 cardeais, mil bispos e 6 mil padres de todo o mundo no próximo domingo
Museu no Vaticano homenageia papas João Paulo 2º e João 23, que serão canonizados em cerimônia conjunta /  Giuseppe Cacace/AFPMuseu no Vaticano homenageia papas João Paulo 2º e João 23, que serão canonizados em cerimônia conjuntaGiuseppe Cacace/AFP
O Papa Francisco tornará santos dois de seus antecessores, o italiano João 23 e o polonês João Paulo 2º, que simbolizam a abertura para o mundo e a confiança de ser católico: duas faces complementares nas quais ele se reconhece.

Diante de milhares de devotos de toda a Itália, Polônia e demais países - e milhões em frente à televisão ou nos cinemas de 20 países com óculos 3D - o primeiro Papa latino-americano da história canonizará no domingo na Praça de São Pedro os dois papas: João 23 (Giuseppe Angelo Roncalli), homem do Concílio Vaticano II (1962-1965), que abriu a Igreja Católica para a sociedade e para as outras religiões, e João Paulo 2º (Karol Wojtyla), o carismático que derrotou o comunismo.

A presença do Papa emérito Bento 16º é provável, mas ainda não foi confirmada. Joseph Ratzinger foi muito ativo no Concílio e um colaborador próximo do papa polonês João Paulo 2º.

A missa que será realizada no domingo (27) pela manhã em frente à Basílica de São Pedro com a participação de 150 cardeais, mil bispos e seis mil padres de todo o mundo. No total, 93 delegações oficiais, incluindo 24 chefes de Estado e membros da realeza, vão assistir a cerimônia de duas horas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário