terça-feira, 2 de junho de 2015


Blatter renuncia e convoca novas eleições para a presidência da Fifa

Atual mandatário, reeleito na última sexta-feira para mais quatro anos, anunciou em entrevista coletiva que está deixando o cargo máximo do futebol mundial

Quatro dias após ser reeleito para mais um mandato à frente da Fifa, o suíço Joseph Blatter convocou nesta terça-feira uma entrevista coletiva na sede da entidade, em Zurique, e surpreendeu ao anunciar que abrirá mão do cargo.
Joseph Blatter renunciou à presidência da Fifa nesta terça-feira
Ennio Leanza/Keystone via AP
Joseph Blatter renunciou à presidência da Fifa nesta terça-feira

Sentindo-se pressionado pelas denúncias de corrupção envolvendo membros da entidade e escolha das sedes da Copa do Mundo de 2018 (Rússia) e 2022 (Catar), Blatter, de 79 anos e na Fifa desde 1998, decidiu renunciar ao novo mandato e convocar novas eleições, que devem acontecer entre novembro deste ano e março de 2016.
"Embora os membros da Fifa tenham me reelegido presidente, não pareço estar sendo apoiado pelo mundo do futebol. Jogadores, clubes, que inspiram a vida no futebol. É por isso que eu vou convocar um congresso extraordinário e colocar minha função à disposição", avisou Blatter em seu discurso.
"Um novo presidente será eleito para me suceder entre novembro deste ano e março de 2016. Vou continuar a exercer minha função como presidente até lá. O próximo congresso demoraria muito e esse procedimento será de acordo com o estatuto", acrescentou.
Blatter salientou que lutará daqui para frente por mais transparência na Fifa. ''Agora estarei numa posição de focar em implementar ambiciosos protocolos de transparência e reformas para seguir o meu mandato'', afirmou. ''Precisamos de limitação de mandatos, não apenas para o presidente, mas para o comitê executivo'', completou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário