PARA IDOSOS
Praças da Capital vão ganhar 22 academias
O bairro João XXIII será o primeiro beneficiado com a ação, que integra o Programa Fortaleza - Cidade Amiga do Idoso
Não é raro ver pessoas idosas se exercitando em calçadões, praças e academias. Essa prática, além de importante, demonstra que o avanço da idade não é mais motivo para um cotidiano ocioso, mas, ao mesmo tempo, desafia o poder público a criar atividades que ocupem e beneficiem a saúde e o bem-estar das pessoas mais velhas. Para incentivar a prática habitual de exercícios, a partir do próximo mês, 22 academias serão implementadas em praças de Fortaleza. Elas serão voltadas para atender prioritariamente pessoas da terceira idade e terão custo de R$ 400 mil, podendo ser utilizada pela população gratuitamente.
A população poderá usar os equipamentos gratuitamente e, das 6h às 7h e das 16h às 17h, os idosos terão o acompanhamento de educadores físicos, que vão dar orientações sobre os exercícios Foto: José Leomar
O primeiro bairro beneficiado será o João XXIII. Até o fim do ano, as academias chegarão em outros bairros, como Parangaba, Benfica, Lago Jacarey, entre outros. Das 6h às 7h e das 16h às 17h, os exercícios dos idosos será acompanhada por professores de educação física, que irão orientar e dar dicas sobre postura e a maneira correta de praticar as atividades.
Programa
A iniciativa será a primeira ação do Programa Fortaleza - Cidade Amiga do Idoso, lançado, na manhã de ontem, no Paço Municipal, com o intuito de efetivar políticas e ações públicas para pessoas idosas, promovendo, dessa maneira, uma melhor qualidade de vida para todos.
O coordenador dos Idosos da Secretaria Municipal de Cidadania e Direito Humanos (SCDH), Sérgio Gomes, afirma que a ideia é implantar, em 2014, na Capital, mais 30 academias voltadas para pessoas de terceira idade. Além disso, ele comenta que esta é a primeira ação concreta do programa, que espera beneficiar, com diversos serviços e atividades, boa parte dos 250 mil idosos da Capital.
Há, ainda, outras ações propostas pela SCDH para o programa. Uma delas é o Projeto Caminhão do Idoso Saudável que, caso aprovado pela Secretaria Municipal de Saúde, levará à comunidades de Fortaleza médicos e enfermeiros que serão responsáveis por verificar o estado de saúde e alimentação dos idosos.
Bilhete Único
Outro plano proposto no lançamento do programa é a criação, junto à Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), do Bilhete Único do Idoso, cuja ideia é fazer um bilhete atemporal e reduzir de 65 para 60 anos a idade das pessoas que poderão utilizá-lo.
Há, também, a ideia da confecção do Guia Turístico para a terceira idade, tendo em vista que Fortaleza é a terceira capital do País que mais recebe turistas nesta faixa etária. Além dessas, existe a proposta do Projeto Idoso Empreendedor, com a implantação de fábricas de vassouras de garrafas pet como forma de complementação de renda para famílias em situação de vulnerabilidade.
"São propostas que queremos ver concretizadas. Por isso, reunimos representantes de diversos órgãos municipais para avaliarmos o que podemos fazer para garantir o bem-estar e a participação do idoso na sociedade", disse o coordenador dos Idosos da SCDH. Todas as ações sugeridas serão analisadas pelos órgãos municipais e, caso viáveis, serão feitas em parceira com a Secretaria.
Nenhum comentário:
Postar um comentário