PRAIA DE IRACEMA
Saudades da ´Vila Morena´ e os desafios da revitalização
Um novo projeto será realizado com recursos municipais e federais e está sob análise da Caixa Econômica Federal
"Enquanto a cidade se renova e esplende, nela se perdem - e a maioria não percebe - sentimentos e acontecimentos". Com saudade da Fortaleza Antiga, o romancista cearense Jáder de Carvalho revela, no livro ´Ah, Fortaleza´ (2009), a preocupação com as mudanças que viriam e hoje são realidade. Em fase de retomada, a Praia de Iracema é outra: longe daquela boemia e sedutora ´Vila Formosa´. Convive com os desafios da revitalização.
Frequentadores reclamam da ausência de serviços mais variados Foto: bruno gomes
A vida na Praia de Iracema está mudada demais, perdeu o charme, conta o comerciante José Alves Pinheiro, 56. "De dia é uma solidão só. E à noite melhora um pouco, aparecem os jovens andando de patins e bicicleta. Mas, cadê a música, a poesia, os bons restaurantes?", questiona o saudosista José, comerciante e morador há mais de 25 anos nos calçadões à beira-mar. Ele se diz conhecedor de toda a orla, acompanhou todas as idas e vindas, as quedas e tentativas de retomada. "A população tem que ocupar espaços, que voltar a frequentar e cobrar melhorias".
Mas, há quem curta esse novo momento da Praia de Iracema e também os que contestem essa ocupação. A realidade percebida foi de diversos estabelecimentos fechados. Nesse ´estirão´ do Poço da Draga até a Iracema Guardiã, há uma aparente ausência de interesse comercial, dezenas de terrenos desertados; vários tapumes e pichações concorrem com a vista para o mar.
De toda a vitalidade da Vila Morena, restaram apenas, nesse trecho: Estoril (ainda em fase de instalação), Mincharia e Bar do Pirata às segundas-feira. Até o tradicional restaurante ´Sobre o Mar´ fechou, em ruínas, uma faixa de aluga-se foi o que restou.
Movimentos
A elegância de Fortaleza nos idos de 1930 e 40 estava na Praia de Iracema. Lá viviam as famílias ricas, aconteciam os serões artísticos. Nos anos 80, a orla ganhou outros ares, a agitação do Cais Bar, os sabores do ´La Trattoria´ e tantos outros ícones.
E muitos foram os movimentos, a construção do Dragão do Mar, o embelezamento da Avenida Beira-Mar, os novos modismos na Aldeota e na Varjota. Já mais recente, veio o abandono da Praia de Iracema, a insegurança, a solidão e, assim, as promessas de revitalização que seguem até hoje sem serem concluídas.
Mas como entender esse novo momento da praia? O que esperar dessa revitalização, iniciada na gestão municipal passada? Para o memorialista Miguel Ângelo de Azevedo, mais conhecido como Nirez, a Praia de Iracema vive sendo desprezada e logo em seguida adorada. "Aos poucos deixam que ela se despovoe e depois, quando percebem que ela está quase morta, tratam de reativá-la. É um ciclo bem vicioso constante", expõe Nirez.
Passado
Quanto à Praia de Iracema poética, cancioneira, ativa de outras décadas, ela não existe mais, explica Ângelo. Mas por uma razão natural: "o passado não se repete da mesma forma. Temos na cidade outros intelectuais, outros tipos de boemias, a canção hoje é diferente e por aí vai, mas a Praia de Iracema continua tendo o seu encanto", conta o memorialista citando outros espaços de contemplação existentes como a Barra do Ceará, o Meireles, a Jurema, o Mucuripe, a Praia do Futuro, Sabiaguaba e tantos outros cartões-postais.
E nesse vaivém, entre paixões e saudades, há quem nem conheça a antiga ´Vila Formosa´, nem saiba do passado glamouroso, e mesmo assim, ame o astral dessa atual Praia de Iracema.
Passeando com o namorando no fim de tarde, a estudante, Clevânia Xavier, 19, diz ter ficado feliz com as últimas reformas - melhoria do calçadão, iluminação, reforma do Estoril - mas sente falta das pessoas, queria que os cearenses e turistas se apropriassem mais do lugar, sem tanto medo da violência. "Esse mar lindo e esse pôr do sol são as imagens mais belas de Fortaleza. Temos que reinventar esse local e ir para às ruas".
Requalificação
Em nota, a Prefeitura Municipal de Fortaleza diz ter elaborado projeto de requalificação de toda a orla. "O projeto será realizado com recursos municipais e federais e está sob análise da Caixa Econômica Federal". Pela proposta da gestão, algumas vias terão seus passeios refeitos e receberão pavimentação, drenagem e inserção de ciclovias. São elas: Av. Pessoa Anta, Av. Historiador Raimundo Girão, Av. Almirante Barroso, Rua dos Tabajaras, Av. Beira-Mar, e as ruas adjacentes da Praia de Iracema.
Nenhum comentário:
Postar um comentário