quarta-feira, 28 de agosto de 2013



STF decide multa de Valério e julga 



recurso de Genoino nesta quarta



Supremo fará a quinta sessão de julgamento de embargos no mensalão.
Após impasse, multa de Marcos Valério, operador do mensalão, pode diminuir.


Plenário do STF na última quinta (22), durante análise dos embargos dos condenados no mensalão (Foto: Gervásio Baptista/SCO/STF)Plenário do STF na última quinta (22), durante análise dos embargos (Foto: Gervásio Baptista/SCO/STF)
O Supremo Tribunal Federal (STF) retoma quarta-feira (28) a análise dos recursos dos condenados no processo do mensalão e vai definir se reduz ou não a multa imposta a Marcos Valério, condenado a mais de 40 anos por ser o operador do esquema. Na semana passada, asessão foi encerrada após impasse entre o relator do ação, Joaquim Barbosa, que queria aumentar a multa, e o revisor, Ricardo Lewandowski, que sugeriu reduzir.
A sessão desta quarta será a quinta para julgamento dos recursos do mensalão, que consistiu, segundo o Supremo, na obtenção de empréstimos fraudulentos e desvio de verba pública para compra de apoio parlamentar no Congresso nos primeiros anos do governo Lula.
Na última sessão, os ministros deixaram claro que não seria possível aumentar a punição em um recurso exclusivo da defesa. Barbosa disse, após o fim da sessão, que a definição ficaria com Lewandowski, cujo voto foi vencedor durante o julgamento em relação as dois crimes nos quais as multas foram contestadas pela defesa.

Após definir a situação de Valério, será a vez da análise do recurso do deputado federal José Genoino, ex-presidente do PT condenado a 6 anos e 11 meses de prisão
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário