O projeto de revitalização da orla de Salvador
>FONTE: A.Maynard
Na maré do post que rodou aqui no blog no dia de ontem: “Projeto urbanístico de NY aumentou em 50% o lucro comercial após privilegiar pedestres”
Projeto da prefeitura de Salvador irá revitalizar toda a vasta orla da cidade.
Serão implantados 50 mil m² de novas calçadas, 16 mil m² de espaço compartilhado entre pedestres e carros, seis quilômetros de ciclovias, 10 km com nova iluminação pública, além de quadras, praças e restaurantes. Projeto estimado em R$ 111,6 milhões.
São nove trechos: São Thomé de Paripe, Tubarão, Ribeira, Barra, Jardim de Alah/Armação, Rio Vermelho, Boca do Rio (onde as obras já começaram), Piatã e Itapuã. Os recursos são do governo federal, através do Prodetur, Prefeitura e iniciativa privada.
O projeto contará com o piso compartilhado em concreto, que é articulado em mosaico de cores variadas, usando toda a largura da rua, dutos subterrâneos de serviços na Barra e na Ribeira. Nesse modelo, que existe em cidades dos EUA e da Europa, onde pedestres dividem o espaço público com veículos, bicicletas e equipamentos públicos. Haverá restrição de veículos em alguns trechos
Serão implantados equipamentos de pequeno, médio e grande porte, anfiteatro, quiosques, restaurantes, arena multieventos, requalificação de praças e banheiros públicos e quadras poliesportivas.
São alternativas que darão conforto aos habitantes e aumento da lucratividade na outra ponta.
Com informações da Prefeitura de Salvador
Veja vídeo do projeto:
Nenhum comentário:
Postar um comentário