quinta-feira, 1 de agosto de 2013


Japão: ministro se retrata após sugerir seguir exemplo nazista

 
O ministro das Finanças do Japão, Taro Aso, se retratou nesta quinta-feira após sugerir, na última segunda, que o país deveria seguir o exemplo nazista para mudar a constituição nipônica, de acordo com informações da agência AP.
Aso havia sugerido que o Japão deveria estudar como o partido nazista “furtivamente” mudou a constituição da Alemanha antes da 2ª Guerra Mundial sem que ninguém percebesse as mudanças.
Falando com a imprensa, o ministro disse nesta quinta que foi mal interpretado e apenas quis dizer que muito barulho sobre se o Japão deveria ou não mudar a sua constituição - promulgada depois da 2ª Guerra, tem um caráter pacifista, o que restringe a força militar a uma atuação de defesa -, não seria prestativo.
"É claro sobre minhas declaração que eu tenho uma visão extremamente negativa dos eventos envolvendo os nazistas e a Constituição de Weimar”, disse Aso.
O comentário que originou a polêmica foi feito por Taro Aso em um discurso para um grupo ultra-conservador. A sugestão acabou provocando forte reação de grupos judaicos e dos vizinhos China e Coreia do Sul, que afirmou que o caso mostra que o Japão não aprendeu nada sobre seu passado militar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário