sexta-feira, 2 de agosto de 2013


Parceria visa fiscalizar rede de esgoto da Capital


Convênio firmado também pretende conscientizar a população sobre o uso adequado do sistema

A Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) e a Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma) assinaram, ontem, um convênio para melhorar o saneamento básico na Capital. A ideia é fiscalizar e conscientizar a população sobre a utilização adequada da rede de esgoto, que ainda passa por irregularidades em diversas regiões da Cidade, principalmente aquelas nas quais a cobertura do serviço é deficiente. De janeiro a julho deste ano, 373 imóveis foram autuados por se beneficiarem de formas ilegais de esgotamento, seja com o uso de fossas sépticas ou de ligações clandestinas.

Na Beira-Mar, é possível ver esgotos chegando à orla. Nesses casos, os órgãos pretendem autuar os imóveis responsáveis Foto: Helosa Araújo

O analista de planejamento da Célula de Controle de Efluentes da Seuma, André Arraes, relata que o órgão recebe diariamente denúncias a respeito de "gatos" e lançamento de esgotos na rede de drenagem ou em vias públicas. Neste ano, já foram realizadas 207 queixas, e uma boa parcela é proveniente de bairros como Antônio Bezerra, Quintino Cunha, Padre Andrade e Parquelândia.

Segundo o analista, a maior parte das infrações é ocasionada por falta de conhecimento. "Existem áreas que têm cobertura de esgoto, mas os imóveis não utilizam. Em alguns casos, a rede passou há cinco, dez anos, mas as pessoas não sabem", explica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário